ECOTURISMO


Ecoturismo

Turismo


Itaituba possui boa infra-estrutura hoteleira para receber turistas e visitantes, contanto com diversos hotéis categorizados de 1 a 4 estrelas.
A cidade apresenta também grande potencial ecoturístico, onde estão incluídos atrativos de exuberante beleza, como: cavernas, cachoeiras, águas minerais e minero-termais, além de uma grande quantidade de praias e lagos piscosos, localizados principalmente próximo a sede do município.
Destaca-se nesse contexto a região denominada de São Luiz do Tapajós, que está situada a cerca de uma hora de carro, a partir da sede do município. A região possui belas praias e ilhas ao longo do Rio Tapajós, que por sua vez nos meses de agosto, setembro e outubro apresentam-se com águas esverdeadas e cristalinas, devido a formação rochosa do fundo do rio, uma característica encontrada somente nessa região. Desta maneira vale conferir os atrativos de Itaituba que possui um conjunto muito agradável aos turistas da pesca esportiva, que também poderão sair a procura de grandes tucunarés no Lago do Jacaré.


Caverna Paraíso

CAVERNA DO PARAÍSO
A Caverna Paraíso este localizada a cerca de 87 km a partir da cidade de Itaituba, através da Rodovia Transamazônica (BR 230) até o km 72, trecho compreendido entre Itaituba e Rurópolis, adentrando à esquerda na estrada vicinal Transforlândia por mais 15 km até a chegada na caverna e, assim, contemplar a majestosa obra da natureza.
A entrada da caverna está localizada nas coordenadas 04º 04’04” S e 55º 26’45” W, entre os igarapés Baixa Fria Jiboiá . A caverna é constituída de calcário, apresenta mais de 300 metros quadrados de salões e galerias com belos e variados espeleotemas como: estalactites, estalagmites, cortinas, travestinos, etc. Além dessas maravilhas, pode-se encontrar rios subterrâneos, que são formações características de cavernas em rochas calcárias. Ê importante ressaltar que o local é considerado como a primeira caverna em calcário catalogada na Amazônia.


Tabuleiro Monte Cristo


Com o objetivo de proteger os Quelônios dos predadores e de sua possível extinção, foi implantado o projeto CENAQUA, na área do Tabuleiro Monte Cristo. O Projeto já vem atuando na área ha mais de 14 anos pelo IBAMA, que visa preservar as espécies de quelônios como: tartarugas, tracajás, pitiú e uma variedade de aves como, Talhamar, Gaivota, Bacurau, etc.






Hotel Fazenda Maloquinha

Localizada no km 15 da Rodovia Transamazônica, sentido Itaituba-Jacareacanga, na margem direita do Rio Tapajós, pertence às Obras Sociais da Igreja de Deus no Brasil, onde é mantido um seminário. Acolhe a todos os visitantes, os quais podem apreciar uma belíssima paisagem natural, contemplar construções históricas, percorrer trilhas, praticar arborismo, apreciar peixes regionais mantidos em criatórios (pirarucu), e tomar banho de rio, tudo no mais íntimo contato com a natureza.
A fazenda oferece ainda queijos, refeições, lanches e chás. Por ser um ambiente familiar e cristão, não é permitido o consumo de bebida alcoólica no local.


Parque Nacional da Amazônia

O Parque Nacional da Amazônia, com seus 994.000 ha, possui uma vasta floresta de mata tropical mista e matas aluviais, igapós ricos em açaí e buriti, numerosas formações geológicas de distintas idades, espécies raras de árvores terrestres e semi-terrestres, além de várias espécies de animais.
Localizado à margem esquerda do Rio Tapajós, o parque é cortado pela BR-230 (Rodovia Transamazônica). Saindo da sede do município, o percurso até o parque leva meia hora, de carro ou de ônibus. No acesso fluvial, leva-se cerca de 1 hora de viagem. O parque conta com uma boa infra-estrutura, trilhas educativas, mirante para o Rio tapajós além de fácil acesso.
O parque é rico em fauna, porém, com pequeno número de indivíduos de cada espécie normalmente de hábitos noturnos. Encontram-se também espécies ameaçadas de extinção como a ariranha, o peixe-boi e o tamanduá-bandeira, além de répteis e uma notável fauna aquática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário