E preciso ter muito cuidado com as visitas feitas a Caverna do Paraiso. Existem poucos estudos realizados na mesma, considerada a única caverna em calcareo do Pará. A visitação pode comprometer o equilíbrio da fauna e mesmo o equilíbrio geológico. Estudos de fauna nesta caverna são ausente. O piso da mesma está quase que completamente revestido por espeleotemas, principalmente pérolas de cavernas que podem ser inadvertidamente destruídas por sapatos e botas de visitantes. Lembro ainda que a cavernas é protegida por lei federal sob o fiscalização do IBAMA - CECAV. A liberação de cavernas para visitas turísticas exige avaliação cientifica prévia. Roberto Vizeu (Grupo Espeleológico Paraense _ UFPA)
E preciso ter muito cuidado com as visitas feitas a Caverna do Paraiso. Existem poucos estudos realizados na mesma, considerada a única caverna em calcareo do Pará. A visitação pode comprometer o equilíbrio da fauna e mesmo o equilíbrio geológico. Estudos de fauna nesta caverna são ausente. O piso da mesma está
ResponderExcluirquase que completamente revestido por espeleotemas, principalmente pérolas de cavernas que podem ser inadvertidamente destruídas por sapatos e botas de visitantes. Lembro ainda que a cavernas é protegida por lei federal sob o fiscalização do IBAMA - CECAV. A liberação de cavernas para visitas turísticas exige avaliação cientifica prévia. Roberto Vizeu (Grupo Espeleológico Paraense _ UFPA)